A unidade Solutions Delivery da agap2IT foi selecionada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para ser o parceiro tecnológico dos Testes Censos 2018. Com vista à introdução de melhorias para os Censos de 2021, o INE decidiu introduzir novos elementos de transformação digital capazes de trazer ganhos na operacionalização e controlo deste processo de recolha de informação tendo, em colaboração com a agap2IT, desenvolvido e testado melhorias nos Testes Censos 2018, cuja operacionalização decorreu entre abril e maio de 2018.
A implementação passou por identificar junto do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação e do Gabinete dos Censos 2021 a definição de funcionalidades a contemplar no questionário online para resposta pelos cidadãos, backoffice de gestão e controlo da operação, assim como o desenvolvimento de uma aplicação móvel para utilização pelos recenseadores no controlo e apoio da operação no terreno, integrada com solução geográfica ArcGIS, do parceiro ESRI.
O projeto envolveu uma equipa de 10 Consultores nas áreas de Gestão de Projeto, Análise Funcional, Arquitetura, Desenvolvimento Web e Mobile, Testes, Qualidade e Formação, tendo sido desenvolvido em tecnologias Microsoft assentes em serviço cloud Microsoft Azure, igualmente um parceiro deste projeto.
“A intervenção no âmbito da Transformação Digital mantém-se como parte fundamental do ADN da agap2IT e associamos permanentemente metas de integração de sinergias estratégicas ao desenvolvimento de projetos complexos e inovadores. A parceria estabelecida com o INE possibilita encarar um processo de elevada dimensão e complexidade, bem como de enorme importância no contexto nacional, do ponto de vista de processos mais ágeis e eficazes e de melhoria da informação conseguida”, refere Ricardo Amado, diretor Solutions Delivery na agap2IT.
A intervenção desenvolvida trouxe a novidade da criação de uma aplicação mobile a ser utilizada pelo recenseador, possibilitando criar e alterar o posicionamento de edifícios no mapa apresentado, identificar metas de validação ao questionário e atribuir aos cidadãos novas cartas PIN de acesso a questionário online. A aplicação pode funcionar desligada da rede de dados ou via wi-fi e o facto de todos os componentes Microsoft Azure (web.api, web e-Censos, web backoffice, base de dados) se encontrarem alojados em regime de App as a Service ou Database as a Service, garante uma escalabilidade automática à medida da sua utilização.
“Para o INE a participação da agap2IT no projeto Censos 2021 foi extremamente eficaz e produtora de resultados determinantes para o projeto. Foi possível no calendário e orçamentos previstos integrar as funcionalidades necessárias para o sucesso do projeto. Em destaque a App mobile que permite a utilização do smartphone do recenseador para os trabalhos de gestão e recolha da informação. É com grande satisfação que vemos os resultados da contribuição dos parceiros nos projetos do INE”, afirma António Alcobia Portugal, Diretor de Serviço Infraestrutura Informacional do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação do INE.
O Testes Censos 2018 envolveu um total de sete freguesias, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, num total de cerca de 20 mil alojamentos, 35 mil residentes e 10 mil edifícios.
Ver clipping aqui
|