“Espírito Agapiano”
O Sistema de Gestão da Conciliação vem consolidar valores que já residiam na agap2IT, valores estes que são conhecidos entre os colaboradores como “Espírito Agapiano” sendo facilmente associados e correlacionados a este Sistema de Gestão consideramos estes como Grande grupo que se subdividirá nos valores do Sistem de Gestão, são eles:
- Valorização Humana
- Empreendedorismo
- Responsabilidade Social
Princípios e Valores da Conciliação
A agap2IT entende, respeita e cumpre toda a legislação que lhe é aplicável, firmando a sua identidade nos princípios da Transversalidade de Género, da Igualdade de Oportunidades entre homens e mulheres e da não discriminação e da Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, orientando a sua estratégia, nas políticas, práticas e processos de implementação, prosseguindo um real e certificado Sistema de Gestão da Conciliação, para tal, reconhece publicamente e exalta os seguintes princípios e valores em consonância com o “Espírito Agapiano”:
- Valorização Humana
- Igualdade e não-discriminação
- Empreendedorismo
- Responsabilização
- Transparência
- Responsabilidade Social
- Conciliação
- Conduta ética
- Respeito pelas partes interessadas
- Valorização Humana
- Igualdade e não-discriminação
Com base na Constituição da República Portuguesa (CRP) na conservação do espírito do seu artigo 13º, 15º e 26º a agap2IT espelha os valores primordiais que deverão reger a conduta, garantindo o desenvolvimento da personalidade e boa cidadania, zelando pelo bom nome e reputação, salvaguardado a intimidade da vida privada e familiar: todos os colaboradores têm a mesma dignidade social, tendo um tratamento equitativo sem distinções de sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual. Ninguém pode em qualquer circunstância ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão.
A agap2IT procura enriquecer estes valores atribuindo-lhes um papel já existente entre os valores “agapianos”, a valorização humana faz parte da sua essência sendo espelhado no acompanhamento e evolução prestado ao colaborador, além da proximidade que garante o desenvolvimento da personalidade e boa cidadania.
- Empreendedorismo
A agap2IT cumpre os deveres de um bom cidadão tomando uma postura preventiva, assumindo o seu impacto nas partes interessadas, na economia e na sociedade no seu todo, provendo-se e empenhando-se na sua responsabilidade social. A agap2IT obriga-se ao estrito cumprimento da lei aceitando as consequências por qualquer conduta errada, tomando medidas reativas de forma adequada a evitar qualquer repetição. Este princípio está associado ao Espírito do Empreendedorismo presente há muito na agap2IT de forma a obter uma boa gestão através da autonomia e responsabilização; dinamismo e criatividade; flexibilidade e inovação.
Um pilar fulcral para as boas práticas de qualquer organização é a transparência da informação, sendo esta um bem que deve estar acessível, compreensível a quem possa ser afetado de forma significativa.
A agap2IT assegura as boas práticas da transparência da informação através das suas políticas, decisões e atividades, dando-se a conhecer de forma clara, precisa, objetiva e completa, dentro dos limites do razoável e suficiente.
Em estrita compliance para com o dever de segredo comercial, sigilo profissional, RGPD e outras legislações aplicáveis, distinta informação a ser prestada ao público com informação classificada como confidencial segundo a Política de Classificação da Informação da organização, o princípio da transparência não exige que este tipo de informação protegida ou crítica para a boa atividade da organização sejam públicas nem que sejam disponibilizadas.
- Responsabilidade Social
A agap2IT assegura o planeamento do trabalho tendo em conta os Direitos dos trabalhadores consagrado no artigo 59º da CRP, prevendo para qualquer colaborador condições socialmente dignificantes, de forma a proporcionar uma maior estabilidade e realização pessoal, preconizando uma plena conciliação entre a atividade profissional com a vida familiar.
O bem-estar do colaborador é um fator chave, preocupando-se com as pessoas que a integram, por forma a que possa também o colaborador prestar uma resposta e atenção equitativa, a agap2IT procura agir de forma ética, baseando a sua conduta em valores de honestidade, equidade e integridade. A agap2IT empenha-se na criação de mecanismos de controlo que promovam a escuta das oportunidades de melhoria e reclamações que o colaborador possa ter, tendo consciência que só assim a organização pode evoluir, procurando incentivar o colaborador a partilhar os seus pontos de vista de forma confortável e segura. A agap2IT está atenta, encoraja o colaborador e protege-o para que este não tenha receio de qualquer represália.
- Respeito pelas partes interessadas
A agap2IT assegura o respeito e promove o envolvimento das partes interessadas através da auscultação às mesmas, podendo assim, ouvir e considerar os seus pontos de vista no que diz respeito a interesses que possam vir a ser afetados por uma decisão ou atividade.