Política de Gestão Conjunta
Qualidade, Ambiente, Conciliação e Investigação, Desenvolvimento e Inovação
A agap2IT é uma organização europeia na área dos Sistemas de Informação, Ciência e Tecnologia, empenhada na inovação e comprometida com a sustentabilidade ambiental. Reconhece ainda que, a Qualidade, o respeito ao meio ambiente, a satisfação dos seus colaboradores, clientes e parceiros são um fator primordial para o desenvolvimento estratégico e sustentado da empresa. Além disso, a agap2IT compromete-se a realizar os seus serviços de forma sustentável e a minimizar os impactes ambientais decorrentes da sua atividade. Promove um mundo cada vez mais sustentável através de alterações necessárias as suas práticas e da consciencialização dos seus colaboradores para a temática ambiental. Desta forma, pretende uma melhoria continua sobre os processos e serviços prestados, através de altos padrões de qualidade, de inovação, de respeito e de compromisso com as pessoas e com o meio ambiente.
Para atingir os seus objetivos, a agap2IT baseia a sua Política nos seguintes princípios:
- Garantir a transparência da informação e o respeito mútuo das relações que estabelece com as partes interessadas;
- Identificar e satisfazer as necessidades dos Clientes prestando um serviço de excelência e promover a criação de valor junto dos mesmos;
- Obter visibilidade e reconhecimento dos seus Clientes como uma empresa inovadora e detentora de competências diferenciadoras;
- Estabelecer relações sustentáveis de colaboração interna e externa que fomente a partilha, o acesso ao conhecimento e a outros ativos intelectuais de inovação e desenvolvimento, por forma a potenciar novas oportunidades de inovação;
- Cumprir com os princípios e valores da empresa;
- Adotar as melhores práticas ambientais, no sentido da melhoria contínua do desempenho ambiental, comprometendo-se ao cumprimento de todas as disposições legislativas e regulamentares relevantes em matéria e proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição;
- Melhorar continuamente os sistemas de gestão, a qualidade dos serviços e o funcionamento dos processos, de modo a promover um aumento da eficácia, um aumento da competitividade e um aumento da satisfação e fidelização dos clientes;
- Promover a competência, a comunicação, a motivação e o trabalho em equipa, através da sensibilização, formação e responsabilização de todos os colaboradores;
- Capacitar e consciencializar colaboradores para a defesa ambiental, envolvendo-os na responsabilidade de melhorar;
- Dinamizar uma cultura de criatividade e inovação, que fomente a geração de ideias e oportunidades por elas associadas;
- Cumprir com a Estratégia de IDI na perspetiva de aumentar a eficácia do desempenho e melhoria continua no que se refere à inovação e promoção da competitividade do setor;
- Promover a cultura de IDI de modo contínuo, criando as condições para o desenvolvimento de novos conhecimentos e competências na empresa;
- Garantir a existência de condições efetivas para uma mudança cultural de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, e assunção de um compromisso coletivo a longo prazo;
- Gerir o risco ambiental, tendo principal atenção à redução da emissão de carbono, ao uso eficiente de recursos naturais e à gestão de resíduos;
- Manter um sistema de gestão da qualidade, segundo os requisitos da norma ISO 9001, em cumprimento com a legislação aplicável e requisitos contratuais;
- Manter um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, segundo os requisitos da norma NP 4552 e tendo em conta os três domínios da conciliação: boas práticas laborais; apoio profissional e desenvolvimento pessoal; serviços e benefícios, em cumprimento com a legislação e requisitos aplicáveis.
- Manter um sistema de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação, segundo os requisitos da norma NP 4457, em cumprimento com a legislação aplicável e requisitos contratuais.
Deste modo, a implementação e manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade, do Ambiente, da Conciliação e da IDI constituem ferramentas para a evolução da atividade da empresa, de modo a concretizar os objetivos e metas definidos anualmente.
Lisboa, 13 de Agosto de 2024