A plataforma FootballISM passou a apoiar a gestão do El Gouna FC, clube de futebol da liga principal do Egito. Está a tornar mais eficientes os processos internos de todos os seus departamentos, a gestão de talento e a performance desportiva. A plataforma tecnológica, desenvolvida em Portugal pela agap2IT, vai possibilitar a gestão de mais de 200 jogadores e tornar mais eficazes dimensões complementares como o scouting, departamento médico e área técnica de jogadores.
Lisboa, 03 de julho de 2019 – A plataforma FootballISM, desenvolvida pela agap2IT, foi implementada nas equipas de futebol de formação e profissional do El Gouna FC, do Egipto. Será utilizada por mais de 50 profissionais do staff do clube e incorporará a gestão de dados de 200 jogadores, das equipas de formação à profissional. Para o clube, a aquisição da plataforma tecnológica visa maximizar os talentos da formação e do plantel sénior, os processos internos e a performance desportiva.
A plataforma vai ser utilizada pelo El Gouna FC num formato de Plano Premium - incorporando a totalidade de funcionalidades disponibilizadas, nomeadamente de gestão de jogador, pro scouting, departamento jurídico, gestão de equipamentos, área técnica, departamento médico, logística, recrutamento e instalações, agentes e nutrição; a par de aplicações móveis de jogador, treinador e scouting de formação.
O clube irá usar a versão Árabe do FootballISM lançada em Abril a pensar no desenvolvimento do futebol profissional dos países que se expressam diariamente na quinta língua mais falada no mundo.
Segundo Nader Shawky, CEO da Eleven 11, empresa gestora do clube El Gouna FC " O FootballISM é uma plataforma tecnológica bastante completa que nos vai ajudar a melhorar a nossa eficácia de processos. O El Gouna FC tem uma mentalidade orientada para inovação e, nesse sentido, acreditamos que o FootballISM é o veículo perfeito para nos levar a um futuro de relevo no futebol. Ao adotarmos a solução, estamos confiantes de que iniciamos um caminho de constante desenvolvimento do nosso clube e que contribuiremos para a melhoria do próprio futebol africano."
Para Filipe Esteves, Diretor Geral da agap2IT e responsável pelo FootballISM: “a implementação do FootballISM num clube com as metas ambiciosas de crescimento do El Gouna FC e num campeonato como o egípcio, que se destaca no continente africano, é a constatação prática da sua eficácia e da possibilidade de adaptação desta solução a distintas realidades e necessidades. A partir deste momento, e através de uma única plataforma personalizável, estão integrados a totalidade dos departamentos do clube, o que permite potenciar a sofisticação da sua realidade desportiva e operacional. O objetivo passa por conferir a oportunidade a qualquer clube para alcançar um novo patamar no modo como gere o bem-estar e a progressão dos seus atletas e os distintos processos que contribuem para o seu sucesso”.
A plataforma FootballISM é disponibilizada em três modelos possíveis consoante o plano e funcionalidades escolhidos. A configuração de aquisição apresenta valores diferentes, adaptáveis ao orçamento e necessidades de cada clube. Este modelo de subscrição (SaaS), mais flexível, foi desenvolvido no sentido de democratizar o acesso da tecnologia a todo o futebol profissional e de formação, com isto tendo uma abordagem solidária com todos os clubes independentemente do seu orçamento ou dimensão. A ferramenta, que agiliza todos os processos de um clube e academias de futebol e permite a tomada de decisões que se repercute em ganhos financeiros e desportivos, está ao alcance de todos.
O FootballISM foi desenvolvido com a experiência da Academia de Alcochete (Sporting Clube de Portugal), está implementado em clubes de três continentes (Europa, América do Sul e África) e é a plataforma tecnológica escolhida pela Liga Portugal para a profissionalização dos seus 36 clubes associados.
O El Gouna FC é um clube ambicioso, fundado em 2003, e milita na divisão principal do campeonato de futebol do país. O Egipto é uma potência no futebol em África tendo conquistado o Campeonato Africano de Nações por sete vezes. Os seus clubes já venceram a Champions League africana 14 vezes, um número record face a equipas de outros países.