Por Basanta Poudel, Etienne Costa e João Prata
A transição do contexto universitário para o mercado de trabalho tende a ser uma das principais preocupações dos estudantes universitários face aos diversos obstáculos que muitas vezes se encontram durante este processo. Durante a tomada de decisão do desafio a encarar é imperativo decidir em prol de situações que nos levam para fora da zona de conforto, pois só desta forma é possível evoluir como profissional e como pessoa. Grandes empresas partilham da mesma visão e proporcionam entrevistas que levam os candidatos a pensar fora da caixa – a agap2IT posiciona-se exatamente como uma das melhores nesse quesito, tendo por isso sido a nossa primeira escolha entre várias opções.
As nossas expectativas foram sempre elevadíssimas e as mesmas têm sido correspondidas, pois as academias promovidas pela área Labs da agap2IT têm a capacidade de acelerar os conhecimentos técnicos por meio de formações técnicas, mentoria e muita prática em tecnologias emergentes preparando-nos para desafios de transformação digital.
Nenhuma pessoa, por mais inteligente que seja, é maior que o grupo, e é com base nesse princípio que trabalhamos em equipa, havendo um respeito mútuo e uma compreensão relacionada à diversidade cultural.
O projeto proposto nesta academia foi extremamente desafiante e inovador: consistiu no desenvolvimento de um explorador de blocos dentro da blockchain ethereum. Ethereum é uma plataforma de blockchain descentralizada e o seu principal objetivo não é funcionar como uma forma de moeda, mas sim permitir às pessoas (que interagem com a rede) fazer e controlar contratos inteligentes sem terem de confiar umas nas outras ou requererem um intermediário.
Os contratos inteligentes podem ser usados em diversos contextos, sendo que dentro do setor financeiro existe o conceito de finanças descentralizadas (DeFi) que representam uma alternativa aos serviços financeiros tradicionais. A sua popularidade tem crescido significativamente devido às características confiáveis, imutáveis e transparentes do blockchain e da tecnologia de contratos inteligentes.
As DeFi fornecem serviços paralelos para aos setores bancários e financeiros – como empréstimos, transações e outra série de serviços – juntamente com novos tipos de produtos e modelos de negócios descentralizados que podem oferecer benefícios e utilidade consideráveis para os utilizadores. Com o crescimento da transparência fornecida pelos contratos inteligentes – juntamente com um funcionamento de 24 horas por dias, 7 dias por semana e custos reduzidos – as DeFi têm o potencial de reduzir as barreiras de entrada na área de serviços financeiros para pessoas em todo o mundo.
Este processo de desenvolvimento levantou-nos imensos desafios desde a sua fase inicial. Registou-se um grande volume de dados produzido diariamente na rede ethereum e uma indecisão sobre a infinidade de requisitos funcionais que pudessem ser explorados. Por conseguinte, tivemos que adotar diversas tecnologias como Azure Cosmos DB,Azure VM ,Gremlin, Blob Storage, Neo4j, React e .NET de modo a ser exequível alcançar os objetivos definidos.
A rede Ethereum atualmente posiciona-se como a segunda rede com maior fluxo de transação, fruto das estratégias de negociações especulativas adotadas pelos seus intervenientes e pelo seu ecossistema diversificado. Partindo destas premissas, foi possível obter diversos resultados importantes: identificámos endereços na rede com maior volume de transação e analisamos minuciosamente o seu comportamento recorrendo a diversos algoritmos de machine learning; previmos o número de transações realizadas ao longo do ano e fornecemos métricas que auxiliam em futuros investimentos recorrendo ao indicador east vs west.
No decorrer desta academia, além de ter sido possível consolidar conceitos sobre uma das plataformas mais conhecidas do panorama tecnológico, também fomos desafiados a adotar diferentes estratégias, como divisão e conquista, e ainda desenvolver diversas soft skills.